Feedback, sistema de valorização do colaborador, desenvolvimento de habilidades e de carreiras estão entre as sugestões

Qual a grande diferença entre as empresas? O uso da tecnologia e a apropriação dos meios adequados para efetivar um trabalho são importantes, mas o principal diferencial está no chamado capital humano. Fazer com que os colaboradores estejam engajados no propósito empresarial é algo complexo e que envolve a criação de uma cultura organizacional específica para isso. Neste artigo, listamos cinco dicas para melhorar o engajamento dos colaboradores.

1. Feedback constante

Nenhum colaborador consegue se desenvolver sem receber a orientação adequada. O feedback é uma das maiores falhas dos gestores – enquanto o colaborador espera que ela ocorra com frequência, o responsável tende a evitar esse momento. Pesquisas mostram que quase 90% das pessoas aguardam pelos conselhos, mas pouco mais da metade efetivamente recebe. Ao receber essas informações, um colaborador incrementa suas qualidades e diminui os defeitos percebidos em seu trabalho.

2. Possibilidade de desenvolvimento de habilidades

Cada vez mais, as pessoas buscam uma empresa que ofereça oportunidades para se desenvolver. Nem sempre a evolução está relacionada ao aumento de salário, mas a possibilidade de elevar o potencial e desenvolver novas habilidades. Nesse contexto, investir em programas de treinamento e de capacitação podem contribuir para que a empresa retenha os seus talentos sempre motivados.

3. O desenvolvimento de carreiras

Mesmo que a empresa ofereça cursos e treinamentos, em algum momento, os colaboradores precisam sentir que suas carreiras estão em ascensão. Por isso, criar programas para desenvolver lideranças pode reduzir o turnover em posições estratégicas e auxiliar que a companhia construa os seus líderes.

4. Alinhe estratégias de mercado ao desempenho

Os colaboradores estão mudando sua mentalidade e esperam ser premiados quando atingirem objetivos relacionados ao desempenho empresarial. Programas de Participação em Lucros, bônus, folgas programadas, todos esses benefícios podem ser combinados conforme o desempenho do colaborador, do seu setor e do cumprimento de metas estratégicas da companhia.

5. Fomente a colaboração e o empoderamento

Com uma força de trabalho cada vez mais móvel, os colaboradores precisam estar aptos a tomar decisões. Uma das formas de obter sucesso nesse quesito é fomentar o chamado intraempreendedorismo – você pode entender mais sobre o assunto neste artigo. Além disso, o uso de uma ferramenta de gestão apropriada permite que os processos sejam bem definidos e reduz a troca de e-mails, simplificando o dia a dia dos colaboradores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui