Divisão da Randon produz eixos e suspensões para veículos pesados

Suspensys completa este mês 20 anos de operação. Com sede em Caxias do Sul (RS), a fabricante de eixos, cubos e tambores de roda e suspensões para veículos comerciais pesados foi inaugurada em 1997 como uma unidade complementar das Empresas Randon, inicialmente para fornecer componentes às carretas fabricadas pela divisão Randon Implementos. Em 2002, o grupo gaúcho assinou acordo de sociedade com a multinacional americana ArvinMeritor, hoje Meritor, especialista em eixos trativos, para combinar tecnologias e ampliar negócios. Com os investimentos da joint venture, em 2003 a Suspensys passou a operar em planta industrial própria, com diversificação crescente de produtos e clientes.

Em 2013 o grupo Randon reassumiu o controle da unidade, que hoje conta com capacidade instalada de 138 mil suspensões e eixos e duas fábricas – além de Caxias do Sul, também foi aberta em 2013 uma unidade em Resende (RJ), que atende à demanda da vizinha MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen.


Os anos de associação com a Meritor ajudaram a sustentar o avanço da Suspensys no mercado nacional e internacional, com negócios concentrados na América do Sul, especialmente na Argentina, onde em 2010 implantou unidade de montagem de eixos em parceria com a Fras-le (fabricante de pastilhas e lonas de freios das Empresas Randon), além de países como Colômbia, Chile e Uruguai, mas com presença também na Europa, América do Norte, Ásia e África. As exportações representam 4% da produção e 7% vão para o mercado de reposição.

“Somos uma empresa de soluções em engenharia aplicada ao transporte de carga”, define o diretor Esdânio Nilton Pereira. Atualmente a Suspensys tem 45 projetos em andamento, mais de 75% deles destinados às montadoras nacionais de caminhões, ônibus e de implementos rodoviários. Entre os mais relevantes nos últimos anos, em 2016 a empresa desenvolveu seu primeiro projeto de suspensão a ar.

Fonte: http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/26229/suspensys-completa-20-anos-de-operacao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui