Você está atrás de ideias de pequenos negócios para começar a empreender em uma cidade do interior? Álvaro Votta, proprietário da Votta Consultoria Empresarial, afirma que o melhor caminho para ter um pequeno negócio de sucesso no interior é trabalhar na área de serviços.

“Os serviços numa cidade pequena não têm muita concorrência“, diz o consultor, que sugere trabalhos na área de mobilidade. “Acredito que deem resultado serviços ligados a mobilidade. Serviço que leva alguém de um lugar para outro. Por exemplo, moto táxi”, afirma.

Contudo, mobilidade não diz respeito só ao transporte do cliente, mas principalmente em ir até ele. “Tem muito comerciante que abre uma loja e fica esperando. Esse é o grande erro do comércio. Tem que ir atrás do cliente“, diz Votta.

Segundo o consultor, com o aumento da participação da internet na vida das pessoas, serviços que vão até elas tendem a ganhar espaço. “O mundo virtual tem esse problema, ele está fazendo com que as pessoas fiquem pouco estáticas, e a essência do comércio é o movimento e o encontro pessoal. Visita + visita = pedido“, salienta Votta.

Quatro ideias de pequenos negócios no interior

1 – Assistência técnica em informática

Os aparelhos eletrônicos como, por exemplo, celulares e computadores estão presentes em mais de 50% dos lares brasileiros. Assim como qualquer máquina, estas também costumam apresentar problemas ao longo do tempo, sendo necessário consertá-las.

Para entrar neste mercado, deve-se ser especializado em consertos de computadores e aparelhos relacionados à informática. A estrutura para montar uma assistência técnica de computadores é mínima, podendo ser montada em um espaço pequeno. Deve-se contar com as ferramentas necessárias para fazer os reparos.

Dica Negócios RioSul
Fazer parceria com fornecedores de Softwares de Automação Comercial, são sistemas que praticamente todas as lojas e Restaurantes usam, isso aumenta suas vendas e seus lucros, uma empresa que temos a informação de expansão e procura parceiros para atuar em sociedade na região é a Gigatron Rio (www.gigatronrio.com.br).

2 –  Bazar / Papelaria

Montar uma papelaria pode ser uma opção de negocio para quem sonha em se tornar o próprio patrão pois a mercadoria não se perde facilmente e a estrutura do comercio pode ser simples e não muito cara.

Nos meses de volta as aulas o lucro de uma papelaria podem aumentar muito, principalmente se o empresario investir em materiais escolares dos personagens da moda, mas ao longo do ano é possível manter bons ganhos conquistando os clientes próximos a você trabalhando com produtos e artigos de necessidade para eles, além disso, mesclar uma papelaria com loja de aviamentos para costura e artesanato te leva a possibilidade e conquistar novos clientes.

Para montar um Bazar/Papelaria é preciso observar a localização de seu comercio, procure um estabelecimento próximo a escolas, faculdades, escritórios e regiões com bom movimento.

Se em regiões de escritórios e empresas, procure fornecer serviços diferenciados como entrega de materiais, convênios, além de fornecer serviços de fax, envio de emails e impressão e montagem de currículos.

Dica Negócios RioSul
Na SoliCopy (www.solicopy.com.br) você pode comprar a copiadora ou então alugar, é importante conversar com um especialista no assunto, 

 

1. Fazer comida

Em geral, muitas cidades do interior já contam com serviço de entrega de comida, mas um serviço que ainda pode não ter chegado é aquele em que o cozinheiro vai na casa da pessoa para fazer comida. Por exemplo, um pizzaiolo que vá fazer pizzas. Um churrasqueiro que vá fazer churrasco.

A ideia é oferecer um serviço de qualidade sem que o contratante precise sair de casa e tampouco precise cozinhar. Em cidades com poucas opções de restaurantes, é uma ótima para sair do marasmo.

2. Conserto de roupas

Quantas vezes você levou uma roupa para uma costureira consertar? Poucas ou nenhuma. “A cidade é pequena, mas ninguém quer cruzá-la para levar a roupa na costureira”, diz Votta. “Imagina se a costureira fosse na casa da pessoa e perguntasse: você tem alguma roupa para arrumar? Sempre vai ter uma roupa para arrumar em casa”.

3. Tinturaria

Na mesma linha do conserto de roupas, os serviços de tinturaria são necessários para muitas pessoas, mas poucas se dispõem a sair de casa e levar peças que precisam ser tingidas a uma empresa que faça o serviço. Agora, e se uma caminhonete parasse na porta de sua casa e alguém oferecesse levar a roupa e trazê-la de volta?

“Eu conhecei uma fábrica que faz tinturaria em Minas Gerais. Eles levam roupas de São Paulo de caminhão. Levam uma distância enorme porque não tem ninguém nas cidades que se propõe a fazer isso”, afirma Votta. “Quem se propõe a ir pode fazer muito sucesso”, aposta.

4. Serviços de beleza

Na mesma linha, Votta sugere que oferecer serviços de cabeleireira, maquiagem, manicure e outras da área da beleza são ideias de pequenos negócios muito lucrativos em cidades do interior. Nem todo mundo consegue arranjar um tempo para dar um pulo na cabeleireira antes de um evento importante. “Quem não gostaria de recebê-la em casa?”, questiona Votta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui